PDA

Vizualizar Versão Completa : Cota para negros em empresas

Minduim
28-08-2008, 15:26
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei do senador Paulo Paim (PT-RS) que estabelece cotas para negros nas empresas públicas e privadas.

O texto reserva 20% dos cargos em comissão do grupo de Direção e Assessoramento Superiores (DAS) da administração pública, "que será ampliada gradativamente até que a ocupação desses cargos por afro-brasileiros seja equivalente à proporção dessas pessoas na população brasileira".

Quanto às empresas privadas, as que tiverem mais de 200 empregados, deverão reservar 46% delas para negros.

O projeto estabelece ainda que os empregadores não poderão pedir fotografia ou declaração de raça ou cor dos candidatos a emprego.

A tramitação do projeto está apenas começando. Terá ainda de ser examinado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, antes de ser encaminhada à Câmara dos Deputados.

No seu parecer, Paim afirma que a discriminação por motivo de raça, cor, ascendência ou origem racial ou étnica ainda persiste no mercado de trabalho brasileiro.

Ele diz que a sua intenção é a de promover a inclusão nos setores público e privado. Para o senador, seria ingênuo, em boa fé, ou cínicos, em má-fé, se não reconhecesse o preconceito na sociedade brasileira. Daí porque entende que contra "essas regras não escritas, a Constituição de 1988 oferece remédios das ações afirmativas".Fonte (http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?newsID=a2144837.xml&tab=00014&uf=1)

Qual o próximo passo? Cota em ônibus? Vagão especial no metrô?

Esse pessoal só pode ter lixo no cérebro pra achar que fazendo isso vão incluir socialmente alguém. :base:

Rubens
28-08-2008, 15:27
Daqui a pouco eles vão querer colocar cota até em torrent

Que babaquice! QUE BABAQUICE!

.Izze.
28-08-2008, 15:31
Eu chamo isso de preconceito. Negros tem a mesma capacidade mental, pra trabalhar, estudar, enfim, tudo, tudo como os brancos. Não precisa de cotas pra nada. "Aaah, mas tem empresa que não aceitam afros..." Processa, porra. É preconceito, é crime.

Daqui a pouco vão ter que abrir cota pra feios também...

Rogério Magno
28-08-2008, 15:32
Esse pessoal só pode ter lixo no cérebro pra achar que fazendo isso vão incluir socialmente alguém.

Eles não querem incluir ninguém. Eles querem que a massa pense que eles estão fazendo alguma coisa, quando na verdade estão só se coçando lá como inuteis que são. =]
SÓ isso, NADA mais.

Ka Bral o Negro
28-08-2008, 15:55
Bem, não incluem negros pelas vias normais, então usa-se essas medidas tapa-buraco. Já começou errado séculos atrás, quando destruíram as sociedades negras de África, agora tentam indenizar tardiamente seus descendentes. Da minha parte, as dificuldades e os racismos mais me motivam do que inibem, e assim deveria ser para os outros de minha cor, penso eu.

Pra quem não sofre esse tipo de preconceito racial é bem fácil chamar tudo isso de "besteira", mas de qualquer forma não quero esse tipo de "esmola"; da mesma forma que meus parentes, ascenderei por meus próprios méritos.

Omykron
28-08-2008, 16:21
vcs não pegaram o espirito.
ele tem uma vaga lá. não fala sobre salário. sacou?

Minduim
28-08-2008, 16:22
Pois é, era exatamente isso que eu tava falando pro Cabral agora no MSN.

OK, essas coisas trazem uma discussão sobre esse tema espinhento à tona, mas faszer uma lei pra isso é completamente pointless.

Omykron
28-08-2008, 16:34
nem tão espinhento como seria em outros países.

o brasil não teve os problemas raciais que até hoje assolam os EU & A, porém temos sim mais problemas da própria aceitação racial do que uma vontade de reparar os danos de gerações atrás.

morei 6 meses em salvador. incrivel que lá, poucos negros realmente assumem que são negros. são morenos, mulatos, marrom bombom e tudo mais. e eu vi isso em várias fichas na academia aonde eu malhei por um bom tempo lá e em uma briga na praia que eu vi. isso sem contar no censo do IBGE...

Ka Bral o Negro
28-08-2008, 16:46
Que é pior: o racismo velado que há aqui ou o declarado dos EUA?

Para mim, ambos são destrutivos e lamentáveis, em igual escala.

Omykron
28-08-2008, 16:50
e você acha que colocar cotas para pessoas com uma certa cor de pele ou etnia justo para curar todo o mal que vem da sociedade por anos?
me desculpe kabral, mas independente de ser um racismo velado como foi no brasil, ou um racismo aonde existiam locais em onibus para os negros, o nosso foi bem light comparado com o que a sociedade afro-americana enfrentou nos EU & A...

e outra, isso de criar cota para raças/etnias em empresas vai jogar mais fogo ainda na fogueira. está obrigando contratar pessoas que podem não se encaixar no perfil da empresa para contratar alguém de uma raça especifica.

jajá vai ser crime não ser "minoria"

Ka Bral o Negro
28-08-2008, 16:59
e você acha que colocar cotas para pessoas com uma certa cor de pele ou etnia justo para curar todo o mal que vem da sociedade por anos?
me desculpe kabral, mas independente de ser um racismo velado como foi no brasil, ou um racismo aonde existiam locais em onibus para os negros, o nosso foi bem light comparado com o que a sociedade afro-americana enfrentou nos EU & A...

e outra, isso de criar cota para raças/etnias em empresas vai jogar mais fogo ainda na fogueira. está obrigando contratar pessoas que podem não se encaixar no perfil da empresa para contratar alguém de uma raça especifica.

jajá vai ser crime não ser "minoria"Segura a emoção aê fera! Se bem me recordo, aqui deixei claro...:

Bem, não incluem negros pelas vias normais, então usa-se essas medidas tapa-buraco. Já começou errado séculos atrás, quando destruíram as sociedades negras de África, agora tentam indenizar tardiamente seus descendentes. Da minha parte, as dificuldades e os racismos mais me motivam do que inibem, e assim deveria ser para os outros de minha cor, penso eu.

Pra quem não sofre esse tipo de preconceito racial é bem fácil chamar tudo isso de "besteira", mas de qualquer forma não quero esse tipo de "esmola"; da mesma forma que meus parentes, ascenderei por meus próprios méritos....que não sou a favor desse tipo de medida "tapa-buraco". =]

E não existe essa de "racismo mais light" não, hein? Tenho receio de falar a respeito e parecer mais um "reclamão coitado que exagera no que diz racismo nem é tão assim e tal isso é coisa da sua cabeça os negros é que são racistas na sua paranóia", etc etc etc, então a vida segue assim mesmo.

Omykron
28-08-2008, 17:03
"reclamão coitado que exagera no que diz racismo nem é tão assim e tal isso é coisa da sua cabeça os negros é que são racistas na sua paranóia"

Ka Bral o Negro
28-08-2008, 17:13
"reclamão coitado que exagera no que diz racismo nem é tão assim e tal isso é coisa da sua cabeça os negros é que são racistas na sua paranóia"Isso se ouve sempre quando ouso falar sobre racismo, fera, então fica aquelas por essas tantas. No fim, temos todos de nos virar na selva, não é fácil pra ninguém.

Em outras estórias, num Zorra Total desses da vida vi uma cena qualquer com várias modelos. Mas só tinha moça branca. Várias várias gurias pretas por aí e tal, sei que todas todas estão nas agências e emissoras, devidamente cadastradas, sei por causa da minha época em que transitava pelas produtoras de elenco Globo e Record. O problema é que teimam em chamar negros só pra papéis "específicos", em vez de cenas "normais"; como se fôssemos um tipo especial de ser humano. Dessa forma, não colocam a menina negra naturalmente numa revista, proliferam só só capas capas de gurias de tez branca, e quando aparece uma revista "raça Brasil" todos se indignam berrando que é "racismo". Essa porra não tem solução, e a única saída é seguirmos "nos intrometendo nos espaços", repito que não gosto dessas medidas tapa-buraco, mas como já se disse em outra parte, abre espaço para a discussão do "tema espinhoso", fica aí a verdade.

Larissa
28-08-2008, 17:42
Tem que criar cota pra baixinhas também, IMO.

Te dou um dado? Nas duas últimas empresas em que eu trabalhei tinha meta de contratação de negros, mulheres, deficientes e homossexuais. Estão todos dentro de um grupo chamado "diversity". Já ouvi na rádio peão que a empresa tem incentivos fiscais se atingir a meta, ou paga multa se não atingir.

E eu acho que isso aí é tapar o sol com a peneira. Se todo mundo tivesse educação básica de qualidade, não teria que ter cotas especiais.

Rogério Magno
28-08-2008, 18:00
Isso se ouve sempre quando ouso falar sobre racismo, fera, então fica aquelas por essas tantas. No fim, temos todos de nos virar na selva, não é fácil pra ninguém.

Em outras estórias, num Zorra Total desses da vida vi uma cena qualquer com várias modelos. Mas só tinha moça branca. Várias várias gurias pretas por aí e tal, sei que todas todas estão nas agências e emissoras, devidamente cadastradas, sei por causa da minha época em que transitava pelas produtoras de elenco Globo e Record. O problema é que teimam em chamar negros só pra papéis "específicos", em vez de cenas "normais"; como se fôssemos um tipo especial de ser humano. Dessa forma, não colocam a menina negra naturalmente numa revista, proliferam só só capas capas de gurias de tez branca, e quando aparece uma revista "raça Brasil" todos se indignam berrando que é "racismo". Essa porra não tem solução, e a única saída é seguirmos "nos intrometendo nos espaços", repito que não gosto dessas medidas tapa-buraco, mas como já se disse em outra parte, abre espaço para a discussão do "tema espinhoso", fica aí a verdade.

A Globo não é nem espelho, nem medida do que é a sociedade, muito pelo contrário, ela só mostra o que ELA quer que a sociedade seja. Isso é FATO.

Além disso, como ja foi muito bem dito, se todos tivessem condições básicas para evoluirem de per si ninguém precisaria de cotas e desculpas. Isso tudo é tapar o Sol com a penira MESMO.

A meu ver, portanto, esse tipo de política é muito mais humilhação que ajuda. A pessoa deixa de ter o orgulho de dizer EU FIZ, nadei contra a correnteza e venci, para dizer, fui ajudado, não estou aqui por merito, mas porque fui "ajudada". Claro, essa avaliação só vale, se a pessoa em questão tem um orgulho próprio.

Tadeo
28-08-2008, 18:42
E os índios? =\

V
28-08-2008, 20:08
Também quero. :triste:

Regente
28-08-2008, 21:37
Começar a me bronzear.

DW
28-08-2008, 21:47
Vê se dessa vez tira a camiseta antes. :dente:

Marco
28-08-2008, 21:49
Eu sou negro também e não concordo com as cotas, acho que acaba subestimando a capacidade dos negros. Imagina quando a pessoa for comparada ou avaliada junto com outros funcionários, veladamente sempre vão considerar que ela é incapaz, que só entrou por causa da cota, etc...

Acho muito mais digno vencer pelo próprio esforço do que ser beneficiado pelas cotas!

Canslli
28-08-2008, 22:01
Eu acho que esse tipo de ação só piora o racismo contra os negros. Sou totalmente contra.

Eu já vi amiga da minha irmã p*** da vida porque no vestibular uma negra tirou nota baixa mas entrou na facul mesmo assim.

Eu não sou e nunca fui racista, mas pra ser sincero com vocês, se acontece uma coisa dessa comigo eu ficaria bravo.

Sally
28-08-2008, 22:12
Eu sou negro também e não concordo com as cotas, acho que acaba subestimando a capacidade dos negros. Imagina quando a pessoa for comparada ou avaliada junto com outros funcionários, veladamente sempre vão considerar que ela é incapaz, que só entrou por causa da cota, etc...

Acho muito mais digno vencer pelo próprio esforço do que ser beneficiado pelas cotas!
Por isso que eu não vou usar as cotas no vestibular. E muitas pessoas, inclusive da família, perguntam pq eu não uso e é justamente por esse motivo.

Ka Bral o Negro
28-08-2008, 22:19
Os irmãos pretos deste fórum são realmente muito sensatos. :g:

As dificuldades nossas não passam de motivação para nossas vitórias. É patético, por exemplo, uma atriz como Neusa Borges ir mendigar emprego na TV, alegando não ser chamada por ser negra.

O que provavelmente seria verdade.

Só que tem de se virar. Tem de lutar. A vida é uma selva.

Rogério Magno
28-08-2008, 22:25
Só que tem de se virar. Tem de lutar.

[+ karma]

Marco
28-08-2008, 22:48
E só lembrando que sou contra as cotas para negros, mas sou totalmente a favor das cotas para estudantes de escola pública, porque aí não importa se é negro, branco, ou amarelo o beneficiado é aquele que não teve as mesmas oportunidades de educação que outros mais afortunados.

É aquele negócio se a família pode pagar escola particular anos e anos pode muito bem pagar uma faculdade particular por mais quatro anos. O negócio é facilitar o acesso as faculdades públicas para quem mais precisa.

Belfalas
28-08-2008, 23:29
E só lembrando que sou contra as cotas para negros, mas sou totalmente a favor das cotas para estudantes de escola pública, porque aí não importa se é negro, branco, ou amarelo o beneficiado é aquele que não teve as mesmas oportunidades de educação que outros mais afortunados.

Não é bem assim Marco. No simulado que rolou não faz muito tempo para todas as escolas, o ensino público se saiu melhor. Não é a escola que é ruim (a.k.a "ensina nada"), é o aluno que não quer aprender.

Eu sei porque nos últimos 2 anos mudei de escola particular para pública (Dificuldades sux) e percebi que o ensino, realmente, é um pouco menos apurado, mas um aluno dedicado sem dúvida alcança aquele restinho que ta faltando.

Danee
28-08-2008, 23:43
Não é bem assim Marco. No simulado que rolou não faz muito tempo para todas as escolas, o ensino público se saiu melhor. Não é a escola que é ruim (a.k.a "ensina nada"), é o aluno que não quer aprender.

Eu sei porque nos últimos 2 anos mudei de escola particular para pública (Dificuldades sux) e percebi que o ensino, realmente, é um pouco menos apurado, mas um aluno dedicado sem dúvida alcança aquele restinho que ta faltando.

Você acha que se o aluno quiser aprender o professor super motivado de escola pública vai ensinar o que ele não tem nos livros fornecidos nem no plano de aula que lhe é dado.. que ele vai dar conta de passar o conteúdo ralo da escolha pública e aprofundar com o que é pedido nos vestibulares no pouquíssimo tempo que tem?

Voltando ao tópico... sou contra as cotas pra negros também e acho incrível como os negros também são e como tem malandro moreninho que adora aproveitar elas.

.Izze.
28-08-2008, 23:50
Você acha que se o aluno quiser aprender o professor super motivado de escola pública vai ensinar o que ele não tem nos livros fornecidos nem no plano de aula que lhe é dado.. que ele vai dar conta de passar o conteúdo ralo da escolha pública e aprofundar com o que é pedido nos vestibulares no pouquíssimo tempo que tem?

Onde eu estudava não havia professor motivado. Então o aluno que quisesse aprender mais tinha que fazer isso por outros meios. Meu meio foi o cursinho, mas a maioria não tem como pagar. Porém, mesmo não tendo muitos recursos, um aluno que se dedica poderia aprender o que lhe falta com livros, a própria internet (se ela não exercer uma grande atração ao lazer sobre ele), enfim, não é só na escola que se aprende.

Aluno, nesse país, são preguiçosos e não estão nem aí, na sua maioria.

Thui
28-08-2008, 23:54
Quero cotas pra portadores de astigmatismo.

Belfalas
28-08-2008, 23:57

Ah, então ai já outra coisa. Na minha escola tem ótimos Professores, e um material até que bom para ensino público.

Sobre ao assunto do Topico, eu acho que esse sistema de cota realmente prevalecer, devia obrigar a pessoa a ter uma média Trimestral. Não cumpriu, fora.

Danee
28-08-2008, 23:59
Onde eu estudava não havia professor motivado. Então o aluno que quisesse aprender mais tinha que fazer isso por outros meios. Meu meio foi o cursinho, mas a maioria não tem como pagar. Porém, mesmo não tendo muitos recursos, um aluno que se dedica poderia aprender o que lhe falta com livros, a própria internet (se ela não exercer uma grande atração ao lazer sobre ele), enfim, não é só na escola que se aprende.

Aluno, nesse país, são preguiçosos e não estão nem aí, na sua maioria.

Difícil professor ser muito motivado em escola pública.

E essa formula pra se passar no vestibular (de facul Federal/Estadual, só pra constar) realmente é boa né. Falar que o aluno é autodidata o suficiente pra conseguir aprender química/física/biologia pra vestibular a base de livro e net é fácil..

.Izze.
29-08-2008, 0:07
Ah Danee, mas o aluno não vai começar do zero. Se ele quer aprender, é dedicado, ele já vai ter uma bela noção das coisas. Fora que, na internet, existem ferramentas pra ensinar. Não é só texto texto texto e entende se tu for gênio.

Marco
29-08-2008, 0:12

A questão não é essa Belfalas, é na verdade o fato de acesso a condições de estudo. Existem sim diferenças graves de condições entre o ensino público e o privado. Desde falta de giz a equipamentos de informática, desde falta de controle na escola pública a rigidez das escolas particulares.

Se um aluno é problemática ou desinteressado isso não faz diferença no ensino público, é apenas mais um número. No ensino privado há uma cobrança maior de desempenho, uma vez que o ensino está sendo pago.

Existe também o fator social, não vou generalizar no caso da escola pública dizendo que todos os pais possuem diplomas universitários, ou maior conhecimento, mas muitas famílias tem uma estrutura melhor, têm condições de ensinar, de acompanhar o desempenho dos filhos.

Agora o estudante de escola pública vem, em sua grande maioria, de famílias pobres. Não estou inventando, basta ver a quantidade de pessoas enquadradas nas classes C, D, E ou Z, no último censo. A maioria da população não teve chance de estudar, não teve curso superior, não teve oportunidades. Em muitos casos esta é primeira geração da família a realmente estudar, a ser alfabetizada.

Aí fica a pergunta: essa família, cujos filhos estudam em escola pública, tem a capacidade de apoiar a criança, de sentar pra estudar junto, de cobrar a tarefa no final do dia? O desempenho desse aluno vai ser o mesmo de um aluno de escola privada?

Acredito que até possa ser, mas esse aluno vai ter que suar a camisa 10 vezes mais pra conseguir o mesmo nível de seu colega que estuda em escola particular.

Pescaldo
29-08-2008, 0:52
Sobre o tópico: ridículo. Cotas, pra qualquer raça, credo, classe ou coisa do tipo é escroto, é mascarar problemas sociais.

---------

Sobre o ensino: tá tudo errado. Cotas pra qualquer tipo de coisa, como eu já disse, é errado. É imbecil. Eu não estou te ofendendo diretamente Marco, mas achar que cotas pra aluno da rede pública é algo bom, é aceitar uma máscara. Espero que você tenha uma visão crítica sobre o assunto e reconheça que o problema não se resolve por aí.

Esqueçam da vida de vocês. Do exemplo que vocês dão. Vocês são exceções (vocês que estão na pública e correram atrás), talvez a escola pública que você tenha estudado é exceção também (às vezes ela é municipal e não estadual), e, infelizmente, a exceção NÃO FAZ a regra.

O ensino público no Brasil se tornou (porque já foi bom nas décadas de 70/80) PRECÁRIO. Ridiculamente precário. O professor é mal pago e mal preparado, vive falando mal um do outro e abomina a profissão que está. Além do mais, muitas vezes, esse professor começou a dar aula por FALTA DE OPÇÃO profissional, por ter sido recusado em outras áreas.

Outra coisa pior: alunos, pais e professores acreditam que tá tudo legal, que tá uma beleza o ensino. Mas a coisa tá escrota. Tá ridícula. E até abro um leque pra algumas particulares por aí que tem feito um trabalho infeliz com essa doutrinação vestibulanta (até porque, nota não faz aluno, nunca fez e nunca fará).

E, Belfalas, não tem restinho faltando. É um abismo que falta. Ridículo ver professor que, literalmente, não faz nada na sala de aula, nem matéria ele passa, e vi isso em mais de várias escolas na minha cidade (que tem uma das melhores públicas do estado).

Progressão continuada: aluno não pode repetir de ano (pelo menos aqui no estado de São Paulo). Você não pode repetir o aluno. Não interessa se ele não está capaz ou não, você tem que aprovar.

Alunos desmotivados e preguiçosos foram criados por conta desse método Behaviourista que foi impregnado no ensino nas últimas décadas, onde o aluno não pergunta, apenas responde. Enquanto não for feita uma reforma geral no ensino brasileiro (seja ele no público e privado) a nossa sociedade ainda viverá com cotas (em todos os lugares, tanto o do tópico quanto o da educação), alunos incapazes, professores ruins (que, provavelmente, serão os alunos incapazes de hoje) e mais e mais pessoas aplaudindo medidas tapa-buraco de um governo que, provavelmente, se tornará menos apto, até porque a galera que será os pais de amanhã são os alunos imbecis de hoje (que tem aula com o professor que não se recicla e não quer saber de nada).

Vejam bem: exceções são feitas pela regra. E, se a exceção é aquele aluno da pública que se mata pra ser O MELHOR DENTRE OS PIORES, a coisa tá um pouco errada.

É uma espiral descendente, um círculo vicioso. A coisa precisa ser quebrada.

Ai ai....

Marco
29-08-2008, 0:57
Entendi seu ponto de vista Pescaldo, na verdade também concordo que a ação deveria vir da base pro topo e não o contrário. mas alguma coisa precisa ser feita para o povo que tá aí. Náo dá pra essa galera esperar vinte anos que o ensino melhore.

O ideal seriam duas açoes conjuntas. Atacar o problema em todas as suas frentes. Que o ensino está sucateado nós já sabemos, precisamos é de políticas educacionais que funcionem efetivamente e de medidas emergenciais também pra atender a demanda que já existe e é crescente.

Meu número é 424242. Vote certo, vote consciente!

Ka Bral o Negro
29-08-2008, 0:59
+quintessência @ Pescaldo.

Siga como professor e salve nossas crianças do inferno.

Pescaldo
29-08-2008, 1:04
Entendi seu ponto de vista Pescaldo, na verdade também concordo que a ação deveria vir da base pro topo e não o contrário. mas alguma coisa precisa ser feita para o povo que tá aí. Náo dá pra essa galera esperar vinte anos que o ensino melhore.

O ideal seriam duas açoes conjuntas. Atacar o problema em todas as suas frentes. Que o ensino está sucateado nós já sabemos, precisamos é de políticas educacionais que funcionem efetivamente e de medidas emergenciais também pra atender a demanda que já existe e é crescente.

Meu número é 424242. Vote certo, vote consciente!

Pior que "não sabemos", é triste cara. Foram feitas pesquisas e todo mundo acha que tá tudo bem: pais, professores e alunos.

Tá pior e mais podre do que parece, é triste. =~~

Ah, e eu tenho minha veia prometéica, gente. Se eu quero salvar o ensino é pra algo futuro pra interesse pessoal auheuaheuhaeuae

luizfar
29-08-2008, 6:57

É aquele negócio se a família pode pagar escola particular anos e anos pode muito bem pagar uma faculdade particular por mais quatro anos. O negócio é facilitar o acesso as faculdades públicas para quem mais precisa.

Eu concordo com cotas pra escola pública (como medida provisória), mas não é bem assim Marcolino. Eu estudei em escola particular da primeira série ao terceiro colegial e se tivesse que pagar faculdade eu teria parado de estudar ali.

Minduim
29-08-2008, 7:29
Se engana quem acha que a escola particular ensina alguma coisa também. Poucas delas na verdade o fazem; a maioria só doutrina o aluno pra passar no vestibular numa faculdade pública e ter seu emprego garantido no futuro. Ensinar a pensar (que é a escola deveria fazer), poucas ensinam.

Rubens
29-08-2008, 8:58
Se engana quem acha que a escola particular ensina alguma coisa também. Poucas delas na verdade o fazem; a maioria só doutrina o aluno pra passar no vestibular numa faculdade pública e ter seu emprego garantido no futuro. Ensinar a pensar (que é a escola deveria fazer), poucas ensinam.
Fato. Sei bem disso pq a empresa onde trabalho atende mais de 100 daqui de São Paulo (e das grandes, com mais de 600 alunos e tals), e tá rolando uma migração cada vez maior pra sistemas de apostilas (Anglo, Positivo e etc) ou livros mais focados em vestibular. Pq meio que os pais querem RESULTADO na grana que investiram na escola, e infelizmente a ferramente de benchmark acaba sendo o vestibular

luizfar
29-08-2008, 10:06
Mas vocês tão se baseando apenas no ensino médio não?
Não rola muito isso de focar pro vestibular no ensino fundamental.
Pelo menos não onde eu estudei. Eu acho.

E, de qualquer maneira, será que isso tá errado mesmo?
Digo, o cara que aprende por exemplo, física ou matemática, numa escola dessas, ganha um raciocínio lógico bom, já que para aprender essas matérias não adianta ficar decorando teoria, tem que fazer exercícios e, pra isso, tem que pensar pô.
O mesmo pra alunos que gostam de literatura e ficam lendo livros e analisando as teorias malucas que tentam entender o que se passa na mente dos escritores de determinada geracão.
Não posso dizer o mesmo de química e história, que são pura decoreba (não vou nem falar de biodecorologia) :P (desculpe os químicos do fórum - e é por isso que eu gostava bem mais de geografia que história).

Pelo menos é essa a impressão que eu tenho baseado no ensino médio que eu tive.

Rubens
29-08-2008, 10:18
Em algumas escolas rola meio que um condicionamento desde o ensino fundamental sim.

E o que é ruim é que esses sistemas ensinam a resolver os problemas, mas não ensinam a pensar e a chegar a conclusões por si só. Resumindo, te dão conhecimento mas não dão opinião sobre os mesmos.

Minduim
29-08-2008, 10:19
Sem contar que, raciocínio lógico é só uma parte do "pensar".

Ka Bral o Negro
29-08-2008, 10:54
E o pessoal que não desenvolve Raciocínio Lógico na escola se treme todo na hora de prestar concurso público.

Minduim
29-08-2008, 11:00
Eu não disse que não deveria desenvolver isso. Mas só desenvolver isso é errado.

Ka Bral o Negro
29-08-2008, 11:02
Sim. Aí surge um bando que não sabe ler nem analisar uma obra literária. :gira:

Aí viram fãs de Paulo Coelho e novela da Globo.

Minduim
29-08-2008, 11:05
Do mesmo jeito que tem um monte de gente que sabe analisar uma obra literária, mas não consegue nem calcular quantos % de juros o banco cobra dele no cartão de crédito.

Conclusão: ou você desenvolve seu cérebro inteiro, ou fica manco pelo resto da vida.

Ka Bral o Negro
29-08-2008, 11:11
Conclusão: ou você desenvolve seu cérebro inteiro, ou fica manco pelo resto da vida.Sim. Desenvolver o suficente para sobreviver neste sistema.

Mas infelizmente o erro já começa nos métodos didáticos nossos; por exemplo: o moleque pobre que vende bala na rua é ótimo na "sua" matemática, mas "bomba" na "matemática da escola".

A etnomatemática deveria ser levada em consideração nesse caso. Ou melhor, sistemas didáticos mais condizentes com as realidades e sistemas internos de cada um. Privilegiando apenas um aspecto, você afasta a maioria, que não tem nada a ver com a realidade proposta nos livros.

Nascem potenciais aos montes em comunidades humildes, mas por serem massacrados pelo sistema didático que não privilegia seu sistema interno e sua realidade, esses potenciais se transformam nos grandes bandidos, chefes de tráfico e líderes do crime organizado - quando poderiam ser cientistas, escritores, empresários...

Os potenciais não escolhem cor ou classe social, e são desperdiçados e destruídos ao montes. Não há crime maior que esse...

Rogério Magno
29-08-2008, 11:26
Como já dizia muito bem a música dos Sex Pistols:

You took the best years of my life
And made it so I couldn't decide
Unable to respond
To the beautiful world
That goes on and on
And on and on

And those 13 years in prison
Didn't teach me how to love
They say they had their reasons
All coming from above
Don't forget the seasons
Inside your factory
There's one thing they can't teach you
That's how to feel free
And stand alone
In a beautiful world
We have to respond

Schools are prisons
Forgot the seasons
Schools are prisons
What are the reasons for this waste of the spring?
Oh where to begin?
Outside, or within

You took the best years of my life
And made it so I couldn't decide
And 13 years in prison
Didn't teach me how to love
They say they had their reasons
All coming from above
You don't forget the seasons
Inside your factory
One thing they can't teach you
That's how to feel free
And stand alone
In a beautiful world
We have to respond
Schools are prisons
Forgot the seasons
Schools are prisons
What are the reasons?
Schools are prisons
Forgot the seasons
Schools are prisons
What are the reasons for this waste of the spring?

Lukaz Drakon
29-08-2008, 12:41
Eu já ouvi um rumor de que havia um débito em relação ao que foi feito com os negros no passado. Não sei exatamente ontem, me disseram muito por cima e eu sempre fiquei com essa pulga atrás da orelha. Tipo que as cotas TERIAM que ser implantadas cedo ou tarde.

Alguém tem mais dados sobre isso?

Rogério Magno
29-08-2008, 13:16
Esse argumento é uma verdadeira zombaria a capacidade intelectual da população. Então a Itália vai ter que pagar aos outros povos da Europa e dos arredores do Mediterrâneo. O mesmo vale para os Países do norte da África em relação a Espanha, que eles dominaram por um longo tempo durante a Idade Média.

Pescaldo
29-08-2008, 14:57
Como eu disse: tá tudo errado. TUDO errado.

As escolas particulares não ensinam: doutrinam. As escolas públicas não ensinam: não fazem nada. É ridículo e as coisas só têm piorado ao longo dos anos.

Vestibular é baseado em nota, e nota não faz aluno, e focar em vestibular está errado SIM, pois é uma prova que você fará uma vez na vida e nunca, nunca mais irá utilizar as coisas que você aprendeu na escola. Pelo menos na teoria.

No vestibular você não pensa, vomita conteúdo e, todas as áreas parecem ter feito como decoreba (o que não é bem verdade) e, como fã de história (e de literatura), discordo veementemente que história é decoreba.

Mas enfim, é isso que acontece. A escola não deixa o aluno pensar, não instiga crticidade (quando faz é uma criticidade doutrinante) e esse aluno vai chegando cada vez mais burro na faculdade.

Quando os filósofos gregos criaram a escola, a coisa era completamente diferente e a aplicação do porquê criaram aquilo era beeem diferente também, não essa porcaria que existe.

Aquele lá é o meu sonho de escola, pqp.

Minduim
29-08-2008, 15:11
Como eu disse: tá tudo errado. TUDO errado.

As escolas particulares não ensinam: doutrinam. As escolas públicas não ensinam: não fazem nada. É ridículo e as coisas só têm piorado ao longo dos anos.

Vestibular é baseado em nota, e nota não faz aluno, e focar em vestibular está errado SIM, pois é uma prova que você fará uma vez na vida e nunca, nunca mais irá utilizar as coisas que você aprendeu na escola. Pelo menos na teoria.

No vestibular você não pensa, vomita conteúdo e, todas as áreas parecem ter feito como decoreba (o que não é bem verdade) e, como fã de história (e de literatura), discordo veementemente que história é decoreba.

Mas enfim, é isso que acontece. A escola não deixa o aluno pensar, não instiga crticidade (quando faz é uma criticidade doutrinante) e esse aluno vai chegando cada vez mais burro na faculdade.

Quando os filósofos gregos criaram a escola, a coisa era completamente diferente e a aplicação do porquê criaram aquilo era beeem diferente também, não essa porcaria que existe.

Aquele lá é o meu sonho de escola, pqp.A pederastia comia solta lá, cê tá ligado né? :dente:

Pescaldo
29-08-2008, 15:14
AUHEHEUEUHe, aham, mas pelo menos era uma pederastia consciente e pensativa, sabe?

Hoje em dia rola também, só que tudo na alienação UAHEUHUHUEHUEUAE

Manuu
29-08-2008, 18:01
Eu concordo com cotas pra escola pública (como medida provisória), mas não é bem assim Marcolino. Eu estudei em escola particular da primeira série ao terceiro colegial e se tivesse que pagar faculdade eu teria parado de estudar ali.

Não é bem assim o que você diz.
Você que deve ser meio que a excessão a essa 'regra'.
Pensa nos teus colegas do ensino médio/fundamental e vê quantos que podiam pagar uma faculdade. E você não chegou a estudar em escola pública, faltou contato... é beeeem diferente.

Ka Bral o Negro
29-08-2008, 18:07
Eu já ouvi um rumor de que havia um débito em relação ao que foi feito com os negros no passado. Não sei exatamente ontem, me disseram muito por cima e eu sempre fiquei com essa pulga atrás da orelha. Tipo que as cotas TERIAM que ser implantadas cedo ou tarde.

Alguém tem mais dados sobre isso?Acaso não seria a histórica exploração de toda aquela gente AND promulgar uma Lei Áurea bem conveniente à época em que escravos não era mais necessários - tornaram-se mais dispendiosos que contratar imigrantres pobres - e liberar negros sem posses nem documentos nem qualificação e nem porra nenhuma à própria sorte?

Agora é tarde pra qualquer remediação.

Aquele lá é o meu sonho de escola, pqp.Meu sonho de escola é mais simples: o velho ancião reúne as crianças ao redor da fogueira, os moleques respeitosamente ouvem calados sas sabedorias e lendas e aprendizados dos antepassados conforme as palavras instrutivas do mais idoso.

Mas esse é só o ideal de épocas que nem eu nem você vivemos, e é certeza que nossos ancestrais tiveram de lidar com suas próprias mazelas e controvérsias. Não existiu nem jamais existirá época perfeita. O que temos de fazer é lidar da melhor forma possível com este presente aqui e agora, de modo deixar uma herança digna para as futuras gerações.

Marco
29-08-2008, 18:14
Kabral esse seu ideal de escola não é ideal e sim utopia, não vamos ficar aqui teorizando sobre o vazio.

Ka Bral o Negro
29-08-2008, 18:17
Kabral esse seu ideal de escola não é ideal e sim utopia, não vamos ficar aqui teorizando sobre o vazio.Foi só um exemplo do que já foi em uma época e nunca mais será, e não um ideal a ser perseguido.

Conforme eu disse acima, devemos é nos preocupar com este presente aqui e agora. Pelo bem das gerações futuras.

Marco
29-08-2008, 18:18
Esse argumento é uma verdadeira zombaria a capacidade intelectual da população. Então a Itália vai ter que pagar aos outros povos da Europa e dos arredores do Mediterrâneo. O mesmo vale para os Países do norte da África em relação a Espanha, que eles dominaram por um longo tempo durante a Idade Média.

Passando de meus bisavós, não sei nada dos meus antepassados de família, eram escravos. Não existia documentação como o Kabral já citou. Consequentemente não tenho história.

Sabe essas coisas legais que as pessoas fazem de descobrir as origens de sua família em um país distante? Então, na minha família não podemos fazer isso! E aí, como fas/

Ka Bral o Negro
29-08-2008, 18:20
De onde eu vim? A qual etnia africana pertenciam meus antepassados? Quais foram os heróis e guerreiros de minha família? Etc.

Pescaldo
30-08-2008, 2:04
Cobral, a escola grega era feita desse jeito: um filósofo reunia os jovens e fazia um estudo dirigido. Ele os questionava e deixava que os jovens resolvessem os problemas por contra própria, pesquisando e pensando.

E existe esse método de ensino que começou a ser implantado em alguns lugares, ele é chamado de PBL (Problem Basic Learning) e seria muito mais interessante que o ensino atual.

Rogério Magno
30-08-2008, 4:20
E existe esse método de ensino que começou a ser implantado em alguns lugares, ele é chamado de PBL (Problem Basic Learning) e seria muito mais interessante que o ensino atual.

Não muitas coisas são menos interessantes que o metodo vigente de ensino... :dente:

Belfalas
30-08-2008, 8:52
Cobral, a escola grega era feita desse jeito: um filósofo reunia os jovens e fazia um estudo dirigido. Ele os questionava e deixava que os jovens resolvessem os problemas por contra própria, pesquisando e pensando.

[+Pedofilia]

Ka Bral, não tem como pesquisar MESMO ? Tipo, a que fazenda os antepassados trabalharam, partindo dai, os registros do fazendeiro, que por sua vez os registros do vendedor que tenha comprado de "tal" navio, que pertencia a "tal" pessoa, que pegava escravos de uma "tal" área da Africa, que pertencia a uma "tal" Tribo Africana que eram os escravos ou os que forneciam os escravos.

Enfim, é uma teoria bem improvavel, mas eu acredito que alguns anos de pesquisa seja bem gratificante descobrir tudo isso.

Liv
30-08-2008, 10:13
Belf, as chances do Ka Bral encontrar registros TÃO antigos é tipo, uma em um milhão, né?

Ka Bral o Negro
31-08-2008, 8:21
Os negros eram misturados a etnias diferentes e rivais de propósito nas senzalas, para diminuir a chance de rebiliões. Fora isso, não havai um registro preciso de qual tribo pertenciam. E de qualquer forma, ainda que se considerasse o improvável dedicado registro de algumas fazendas, quando veio a Lei Áurea não se pode mais afirmar nada. Pretos sem lenço nem documento por aí.

Marco
31-08-2008, 12:30
Exatamente por isso que eu digo que perdemos nossa história, de certa forma perdemos nossa própria identidade. E nesse ponto eu sou muito mais Malcom X do que Martin Luther King.

Aí é muito fácil realmente libertar os escravos, mandar pra rua sem documentos, sem dinheiro, sem educação e dizer: "Ok, agora somos todos iguais!". As cotas tentam ser um meio de reparação a essa atrocidade, mas realmente não são a melhor medida para reparação de um erro que na minha opinião é irreparável.

O que eu gostaria do governo, atualmente, é que todos fossem vistos como iguais, como eu já disse, independente da cor, raça, etc... Fazer hoje o que não foi feito a dois séculos atrás: Igualdade de condições, não benefício de certa etnia.

Liv
02-09-2008, 6:56
Aí é muito fácil realmente libertar os escravos, mandar pra rua sem documentos, sem dinheiro, sem educação e dizer: "Ok, agora somos todos iguais!". As cotas tentam ser um meio de reparação a essa atrocidade, mas realmente não são a melhor medida para reparação de um erro que na minha opinião é irreparável.

Dias atrás, num aulão o professor de matemática fez as contas de quantos escravos morreram só nos navios negreiros. Fiquei apavorada, pois não tinha a dimensão do holocausto. Amanhã vou trazer a folha e postar aqui.

Tadeo
02-09-2008, 14:09
Barak Obama será presidente por cotas.