PDA

Vizualizar Versão Completa : Números Bonitos

Feanari
24-08-2008, 13:35
Mais um post do BNBlog (http://battlenerds.wordpress.com/2008/08/24/numeros-bonitos/)!

http://battlenerds.files.wordpress.com/2008/08/banner_ciencia1.png?w=448&h=150 (http://battlenerds.wordpress.com/2008/08/24/numeros-bonitos/null)

Todos os dias, todos os segundos da nossa vida, nós nos deparamos com números. Não importa a fonte, o tamanho, onde nem quando. Eles estão por todo lado. Mas uns são mais especiais para nós, seja porque gostamos do formato, ou por eles terem algum significado obscuro na nossa vida.

Alguns são tão especiais que se tornam ESSENCIAIS para algumas pessoas.
Estou falando daquelas constantes chatas as quais todos vimos alguma vez na vida e acabamos tendo que decorar pra alguma prova de matemática, física, química, história (oi? datas importantes!)… Por isso vamos dar uma olhada em alguns números bonitos e úteis (ou nem tanto).

QUÍMICA

-mol: Este eu amo. Demais. Juro. Não é por eu ser química. É que é mágico… Um mol de uma dada substância terá a mesma massa em gramas que um único espécime tem em Daltons (massa de 1/12 átomo de carbono). Por exemplo: um MOL de átomos de hidrogênio pesam 1 grama. Não importa quem, se você juntar 6.02214×1023 iguais, a massa do grupo é numericamente igual à massa do um. Lindo!! Tudo bem que metade das pessoas que eu conheço odeiam estequiometria e isso é mega necessário e usado, mas não deixa de ser bonito.

-constante universal dos gases: Mais uma amiga dos estudantes de química. Esta constante é aquele R que aparece nas equações da Termodinâmica. Vamos lá! Eu sei que você lembra… p.V=n.R.T é amiga de todos nós (de alguns mais do que de outros…). Ela tem muitos valores diferentes, dependendo de que unidades você usa para pressão, volume e temperatura, mas os mais famosos são: 8.314472 (J/K.mol), 0.0820574587 (L.atm/K.mol) e 1.987 (cal/K.mol).

FÍSICA

-constante de Planck: Este número deve ser desconhecido, a não ser que tenha esbarrado em alguma equação de onda [+quântica]. Ele vale isso: 6.626 068 96(33) x 10¯34 J.s, e correlaciona a energia de um fóton com sua freqüência. Como os físicos não têm nada pra fazer, complicaram mais uma coisa e fizeram a constante de Planck reduzida, mas eu pretendi ignorá-la.

-permissividade no vácuo: Elétrica sempre foi a matéria mais chata/difícil/estranha/boba. Estou para conhecer alguém normal que goste disso. Sério. Numa das infinitas equações que temos que decorar, aparece uma letrinha, k, que o professor fala que é a permissividade no vácuo. MAS NÃO É. Acochambramento for the masses, na verdade, a permissividade no vácuo é um número, FEIO: 8,854 187 817…x10¹².

MATEMÁTICA

-pi: Melhor amigo de áreas circulares,3.14159265358979323846…, é um número conhecido, bom, os primeiros 3 dígitos são… O pi nasceu da falta de televisão. Porque OI? Os babilônios não se preocupariam em calcular uma constante que relaciona o raio com o comprimento da circunferência se tivessem televisão ou videogames. E surtei, confere só o pi no sistema binário: 11.00100100001111110110…

Como não existem matemáticos por aqui (ou existem?), eu paro com os 5 números acima. Eu gosto do número 5, parece uma cobrinha…

E aí galerë, quais os seus números favoritos?

luizfar
24-08-2008, 15:52
Eu gosto desses aqui ó:

googol = 10^100, ou seja, 1 seguido por 100 zeros.

googolplex = 10^googol, ou seja, 1 seguido googol zeros. Direto da Wikipedia:

... Considere imprimir os dígitos de um googolplex em minúsculas e não-legíveis fontes de 1 pt. Fonte de 1pt TeX (http://en.wikipedia.org/wiki/TeX) têm .3514598 mm por dígito, o que significa que precisaríamos de aproximadamente 3.5 × 10^96 metros para escrever este número. O universo conhecido é estimado em 7.4 × 1026 metros de diâmetro, 4.7 × 10^69 vezes o diâmetro do universo conhecido. Se uma pessoa puder escrever 2 dígitos por segundo, levaria aproximadamente 1.1 × 10^82 vezes a idade do universo para escrever um googolplex.
http://en.wikipedia.org/wiki/Googol
http://en.wikipedia.org/wiki/Googolplex
http://www.fpx.de/fp/Fun/Googolplex/

Sim, o nome do Google foi inspirado no Googol. E a sede do Google nos EUA é chamada Googleplex. =]

Ceinwyn
24-08-2008, 17:18
Eu odeio números, inclusive os de datas. Quase que só sei as datas dos feriados nacionais e a Queda da Bastilha. Processos são muito mais importantes - uma vez compreendidos, as datas vêm facilmente. Exemplo? Questão de múltipla escolha: quando a capital do Brasil foi transferida pro Rio? Várias opções,mas apenas uma do século XVIII. Sabendo que a transferência tem a ver com o auge do ouro, que foi no século XVIII, neeem preciso saber qual foi a data exata (como não sei). Então... datas sucks. :)

Física nunca soube, química tinha preguiça e matemática idem.

Link
24-08-2008, 19:29
Cade o número de Euler? :P

Eu odeio números, inclusive os de datas. Quase que só sei as datas dos feriados nacionais e a Queda da Bastilha. Processos são muito mais importantes - uma vez compreendidos, as datas vêm facilmente. Exemplo? Questão de múltipla escolha: quando a capital do Brasil foi transferida pro Rio? Várias opções,mas apenas uma do século XVIII. Sabendo que a transferência tem a ver com o auge do ouro, que foi no século XVIII, neeem preciso saber qual foi a data exata (como não sei). Então... datas sucks. :)

Se todas as opções forem no século XVIII?

Pips
24-08-2008, 19:34
Mol é meu amor de infância junto com o Pi!

Lembro de no terceiro colegial ter feito uma música para o professor de Quimíca.

Solta o choro:

Damata, Oh, Damata
Você me deixou
volta pra mim
me dê apenas 1 mol de seu amor
(de seu amor)
seis vezes dez a vinte e três
do seu carinho
do seu chamego
e é só de sábado que eu te vejo
Oh Damata.

Danee
24-08-2008, 19:36
Em biologia não tem nenhum número assim, ainda bem.

Os que temos que lembrar são sempre por causa da química e física. :disgusti:

Ceinwyn
25-08-2008, 1:27
Se todas as opções forem no século XVIII?
Nunca vi uma questão tão fdp. Té porque só pra ter esse raciocínio era preciso ser uma das melhoras alunas em História de um dos melhores colégios do Rio (modéstia, pra que?). Dei esse exemplo pq foi um que vivi: fiz esse raciocínio uma vez estudando pro vestibular e uma das múltiplas escolhas que me apareceram foi essa.
E pra se fazer uma questão dessas com 3 alternativas do mesmo século o sujeito tem que não só ser fdp como um péssimo professor de história, porque decorar datas não quer dizer que o cara sabe alguma coisa, quer dizer que "muito bem, meu filho, vc pode decorar uma data, que Einstein vc é". E isso não é, nem nunca foi saber história.

Belfalas
25-08-2008, 2:00
Nunca vi uma questão tão fdp. Té porque só pra ter esse raciocínio era preciso ser uma das melhoras alunas em História de um dos melhores colégios do Rio (modéstia, pra que?). Dei esse exemplo pq foi um que vivi: fiz esse raciocínio uma vez estudando pro vestibular e uma das múltiplas escolhas que me apareceram foi essa.
E pra se fazer uma questão dessas com 3 alternativas do mesmo século o sujeito tem que não só ser fdp como um péssimo professor de história, porque decorar datas não quer dizer que o cara sabe alguma coisa, quer dizer que "muito bem, meu filho, vc pode decorar uma data, que Einstein vc é". E isso não é, nem nunca foi saber história.

Não é se for levado ao pé da letra. Data está totalmente relacionado com acontecimentos históricos, logo a lembrança de uma data traz a lembraça da história. Do jeito que você diz, é melhor saber o que Aníbal fez contra Scipius e dane-se quando.

Liv
25-08-2008, 6:34

Né? Bate aqui, colega! _o/

:dente:

Bel
25-08-2008, 11:22
O número 23 me persegue, sério.

Particularmente, eu gosto de 4 e 7, e dos seus múltiplos =]

Minduim
25-08-2008, 11:29
Não é se for levado ao pé da letra. Data está totalmente relacionado com acontecimentos históricos, logo a lembrança de uma data traz a lembraça da história. Do jeito que você diz, é melhor saber o que Aníbal fez contra Scipius e dane-se quando.O importante é compreender o processo, e não a data exata. Isso é secundário.

Mohanah
25-08-2008, 12:07
Eu tenho uma relação inexplicável com o número 3. Amo esse número e sempre que tenho que escolher um número é esse. No mais, eu e números somos como água e óleo, não nos misturamos. Fato este que eu lamento, queria muito se boa com cálculos. Se assim fosse, eu teria feito alguma coisa na área de Engenharia (acho que Elétrica). Mas meu lance sempre foi na área de humanas, então paciência. Quem sabe em uma próxima encarnação, né? :dente:

Diper
25-08-2008, 12:22
O número 23 me persegue, sério.

Você não é a única. :dente:

http://www.omegageek.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=2285&stc=1&d=1219677687

Bel
25-08-2008, 12:37
Você não é a única. :dente:

http://www.omegageek.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=2285&stc=1&d=1219677687

:lol:

Eu vi este filme no dia 26/03 => 26-3=23
Eu nasci num dia 23 (mês 5=2+3)
A soma dos números do meu RG dá 23 => 1+4+7+3+8=23 (sim, tem bastante zero no meu RG)
Ano passado, em maio, meu irmão fez 23 anos no dia 5, uma amiga fez 23 anos no dia 8 e o namorado fez 23 anos no dia 10 => 5+8+10=23

Ceinwyn
25-08-2008, 16:43
O importante é compreender o processo, e não a data exata. Isso é secundário.

Taí o que eu quis dizer mas pelo jeito não fui 100% clara e tals :dente:

Feanari
25-08-2008, 18:50
Cade o número de Euler? :P
Eu ia escrever dele também, mas cansei... =P
Matemática sux..
E eu ia colocar umas datas, mas eu gosto bastante de história e não consegui escolher só algumas =x

Belfalas
25-08-2008, 19:38
:lol:

Eu vi este filme no dia 26/03 => 26-3=23
Eu nasci num dia 23 (mês 5=2+3)
A soma dos números do meu RG dá 23 => 1+4+7+3+8=23 (sim, tem bastante zero no meu RG)
Ano passado, em maio, meu irmão fez 23 anos no dia 5, uma amiga fez 23 anos no dia 8 e o namorado fez 23 anos no dia 10 => 5+8+10=23

Daqui a pouco sua sorte no orkut vai ter algo relacionado :gira:

Bel
26-08-2008, 12:56
Podia ter colocado a Razão Áurea também :P

Link
26-08-2008, 13:25
Eu ia escrever dele também, mas cansei... =P
Matemática sux..
E eu ia colocar umas datas, mas eu gosto bastante de história e não consegui escolher só algumas =x

E_(mathematical_constant)

Minduim
26-08-2008, 13:33
Podia ter colocado a Razão Áurea também :PRazão Áurea = vida.

Feanari
26-08-2008, 13:33
Bel, eu tava escrevendo do phi, mas sono > tudo

Omykron
28-08-2008, 16:18
tem o número jorge?
tem de ser o número mais sensual e tal...

Amani
02-09-2008, 14:48
-permissividade no vácuo: Elétrica sempre foi a matéria mais chata/difícil/estranha/boba. Estou para conhecer alguém normal que goste disso. Sério. Numa das infinitas equações que temos que decorar, aparece uma letrinha, k, que o professor fala que é a permissividade no vácuo. MAS NÃO É. Acochambramento for the masses, na verdade, a permissividade no vácuo é um número, FEIO: 8,854 187 817…x10¹².

Eu gosto. :dente:

Número LINDO: 6,67 X 10−11 N m2 kg-2 : Constante gravitacional universal.