Vizualizar Versão Completa : Lendas Urbanas Relacionadas a Alimentos
Urubu Rei
04-04-2010, 16:11
Volta e meia pipocam histórias mirabolantes sobre a produção de alimentos, em especial os de origem animal. Quem não lembra dos hamburgueres do McDonalds que seriam produzidos com carne de minhoca ou de carne de animais "criados em laboratório" que não teriam ossos e seriam alimentados por meio de tubos? E outras bobagens mil...
Claro que há outras coisas mais sérias e que acabam prestando um grande desserviço à população. Como a informação que a produção de Frangos de Corte (ou de outras espécies animais) é feita a base de hormônios de crescimento (GRH) e que esses estariam associados a puberdade precoce em crianças. Quando isso é divulgado por um leigo o estrago pode não ser tão grande. Já quando divulgado por pessoas com poder de convencimento e de formação de opinião pode causar um grande transtorno. Vide os profissionais de saúde da moda é que tem acesso ao horário nobre do Fantástico, por exemplo e que volta e meia ajudam a propagar tolices como essas.
E vocês , lembram de alguma outra dessas lendas ou teorias da conspiração relacionadas a produção de alimentos?
Tem o segredo da receita da coca cola, que seria um funcionario que caiu dentro do tanque de refrigerante e nao foi resgatado.
E o Activia, que é feito de merda humana.
Urubu Rei
04-04-2010, 16:43
Tem o segredo da receita da coca cola, que seria um funcionario que caiu dentro do tanque de refrigerante e nao foi resgatado.
E o Activia, que é feito de merda humana.
:rofl: :rofl:
Essa da coca eu não tinha escutado e nem lido ainda. Já esses dias eu fui ministrar um palestra sobre produção e qualidade de alimentos de origem animal em uma escola e a primeira pergunta de uma aluna foi sobre o Activia. É hilário...
Eu consigo fazer um laxante mais barato e mais efetivo que o Activia sem usar merda.
Quero nem ver é quando nego descobrir que a irradiação de alimentos (http://www.cena.usp.br/irradiacao/irradiacaoalimentos.htm) é usada em tudo quanto é alimento, isso deveria ser segredo industrial, fica aí a verdade...
http://salmonella.co.uk/chicken-mcnugget.jpg
Urubu Rei
05-04-2010, 8:30
Quero nem ver é quando nego descobrir que a irradiação de alimentos (http://www.cena.usp.br/irradiacao/irradiacaoalimentos.htm) é usada em tudo quanto é alimento, isso deveria ser segredo industrial, fica aí a verdade...
Eu particularmente não vejo nenhum problema, desde que o alimento não apresente resíduos de material radiativo. Pelo menos é um garantia maior de que não vai haver proliferação bacteriana naquele alimento causando problemas graves como botulismo e outras toxinfecções alimentares. Aliás, todo alimento irradiado deveria ter essa informação no rótulo.
http://salmonella.co.uk/chicken-mcnugget.jpg
Uma vez achei uma pena no empadão de frango do RU.
Urubu Rei
05-04-2010, 17:40
Esse negócio de cabeça de frango em sanduíche do Mc tem toda cara de golpe ou fake. Como é que o cara que prepara o sanduíche não vai se dar conta e deixar passar um trambolho desses?
O principal problema com os alimentos irradiados é a não-obrigatoriedade da rotulagem. Os consumidores devem ter o direito de optar pelos alimentos que comem. Se eles colocam aquele T pra transgênico
http://3.bp.blogspot.com/_dQDOe3f7T8o/SJH3YjEJnWI/AAAAAAAAAEg/O2mZspmGs4Q/s400/as-primeiras-embalagens-de-le.jpg
podem muito bem colocar um R para irradiado.
outros mitos:
manga com leite, espinafre e beterraba são ricos em ferro
viajei aqui. achei que era de mitos, só depois que percebi que era de Lendas Urbanas. Mas fica a dica xD
Eu ouvi essa história no escritório outro dia e achei meio forçada, principalmente depois do ppt que me passaram pra comprovar.
Diziam que potes de plástico liberam uma "coisa" na comida quando colocados no freezer ou no microodas, mesmo que sejam aqueles próprios pra isso, e que essa "coisa" causaria câncer.
Pelo tom do e-mail, parecia mais uma daquelas "mentos + coca". Alguém sabe se é verdade?
De qualquer maneira, não sei outro jeito de congelar comida se não for em potes de plástico. :lol:
Urubu Rei
06-04-2010, 17:45
Eu ouvi essa história no escritório outro dia e achei meio forçada, principalmente depois do ppt que me passaram pra comprovar.
Diziam que potes de plástico liberam uma "coisa" na comida quando colocados no freezer ou no microodas, mesmo que sejam aqueles próprios pra isso, e que essa "coisa" causaria câncer.
Pelo tom do e-mail, parecia mais uma daquelas "mentos + coca". Alguém sabe se é verdade?
De qualquer maneira, não sei outro jeito de congelar comida se não for em potes de plástico. :lol:
Eu acho que é outra lenda. Se o plástico sofresse com o calor a ponto de liberar algum componente volátil acho que não serviria pra ir pro micro não? e não vejo por que o gelo faria a mesma coisa... Alguém daqui trabalha com plásticos para nos esclarecer melhor?
Voltando ao tema eu me lembro que na época da facul uma colega meio retardada perguntou se era verdade que ia papelão na massa de mortadela e de salsicha :rofl:
Todo mundo sabe que mortadela é feira de carne de cavalo. tsc tsc
Eu acho que é outra lenda. Se o plástico sofresse com o calor a ponto de liberar algum componente volátil acho que não serviria pra ir pro micro não? e não vejo por que o gelo faria a mesma coisa... Alguém daqui trabalha com plásticos para nos esclarecer melhor?
Voltando ao tema eu me lembro que na época da facul uma colega meio retardada perguntou se era verdade que ia papelão na massa de mortadela e de salsicha :rofl:
Como são feitas as salsichas :gatin:
http://i906.photobucket.com/albums/ac265/m0gster/sausage_how_to.jpg
Aquelas barrinha de cereais que possuem sim jornal em sua composição.
Salsicha e hamburger nem é tão lenda urbana assim, vai o lixo do lixo que sobrou do boi, visitem um frigorífico e perguntem a um magarife qual parte do boi vai pra essas coisas, talvez ele te mostre depois de rir da tua cara.
Urubu Rei
06-04-2010, 19:53
Salsicha e hamburger nem é tão lenda urbana assim, vai o lixo do lixo que sobrou do boi, visitem um frigorífico e perguntem a um magarife qual parte do boi vai pra essas coisas, talvez ele te mostre depois de rir da tua cara.
Olha, eu me arrisco a dizer que tu está equivocado. Pelo menos nos frigoríficos onde estagiei e trabalhei a base de composição de salsichas era carne e gordura. Tem carnes que não podem ser aproveitadas em natura que podem ser utilizadas na fabricação de salsichas sim. Mas todos esses casos estão previstas em regulamento. É claro que vai muito embuchante no meio tipo proteina vegetal ou proteínas lácteas, que aliás tem um limite que o ministério da agricultura permite que essas coisas sejam usadas. Tudo que passar disso é fraude econômica e passível de multa.
Agora o que o cara não pode esperar é comprar a salsicha do frigorífico do zé, que abate boi ou suíno no fundo de quintal e esperar que seja um produto de qualidade. MAs fábricas como Sadia e Perdigão normalmente tem um setor de CQ super confiável, afinal de contas tem um nome a zelar. Ah, e não vai muito atrás de magarefe não. Lidar com esse povo não é fácil.
Olha, eu me arrisco a dizer que tu está equivocado. Pelo menos nos frigoríficos onde estagiei e trabalhei a base de composição de salsichas era carne e gordura. Tem carnes que não podem ser aproveitadas em natura que podem ser utilizadas na fabricação de salsichas sim. Mas todos esses casos estão previstas em regulamento. É claro que vai muito embuchante no meio tipo proteina vegetal ou proteínas lácteas, que aliás tem um limite que o ministério da agricultura permite que essas coisas sejam usadas. Tudo que passar disso é fraude econômica e passível de multa.
Agora o que o cara não pode esperar é comprar a salsicha do frigorífico do zé, que abate boi ou suíno no fundo de quintal e esperar que seja um produto de qualidade. MAs fábricas como Sadia e Perdigão normalmente tem um setor de CQ super confiável, afinal de contas tem um nome a zelar. Ah, e não vai muito atrás de magarefe não. Lidar com esse povo não é fácil.
Pilantras, me enganaram e ainda fiquei falando errado como eles. Valeu pelo esclarecimento.
Como são feitas as salsichas :gatin:
Banido da comunidade Curitibana ABS.
Banido da comunidade Curitibana ABS.
Salsichas são diferentes de vinas. :sacou:
Vina é diferente de linguiça, isso sim.
Vina é diferente de linguiça, isso sim.
E de salsicha também.
Lukaz Drakon
09-04-2010, 11:51
Perai, o hamburger do McDonalds não é feito mesmo com carne de minhoca? D:
Minha vó parou de usar caldo Knorr uma época porque surgiu um boato por aí que era feito com carne podre, na época eu fiquei com um remorso absurdo, porque era criança e sempre roubava um tabletezinho e ficava chupando, me abria o apetite antes do almoço.
na época eu fiquei com um remorso absurdo, porque era criança e sempre roubava um tabletezinho e ficava chupando, me abria o apetite antes do almoço.
:puke:
Glutamato monossódico causa câncer e outras doenças degenerativas do cérebro, tipo Parkinson e Alzheimer.
Glutamato monossódico causa câncer e outras doenças degenerativas do cérebro, tipo Parkinson e Alzheimer.
Se fosse assim já estaria com minha causa mortis decretada. :triste:
Se fosse assim já estaria com minha causa mortis decretada. :triste:
Vc e mais da metade dos japas do Brasil.
Urubu Rei
26-04-2010, 18:44
Evo Morales (http://noticias.r7.com/internacional/noticias/mexico-tem-16-mortos-na-fronteira-com-eua-20100421.html) associa "hormônios femininos" presentes no frango a homossexualismo e calvície.
Olha, esse tipo de notícia não me espanta. Eu já vi até médicos propagando essa bobagem de hormônios em carne de frango. Agora isso não é declaração para um chefe de estado que quer no mínimo ser considerado sério. Até quando a América Latina vai se prestar a eleger esse tipo de picareta?
vBulletin v3.8.1, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.