PDA

Vizualizar Versão Completa : Ajuda Comida japonesa

DW
05-08-2009, 14:23
Tava planejando com a minha namorada em fazer uns sushis e niguiris nesse domingo, mas não sabemos muito bem como preparar o peixe. Da última vez que fizemos, o salmão ficou com um sabor (e odor) meio forte. Alguém aí pode me dar algumas dicas em relação a isso? Queria saber o basicão mesmo, desde a escolha do salmão até o preparo.

Hideki
05-08-2009, 14:41
Não tem muito segredo, peixe cru é peixe cru. Nessas horas, as "regras" são as mesmas de qualquer peixe fresco: guelras bem avermelhadas, olhos com aparência de vivos, a carne não pode ter cheiro, etc.

E normalmente salmão congelado costuma ser um problema porque a consistência fica meio esquisita, e em casos extremos de falta de noção, fica com aspecto de manteiga colorida! O ideal é pedir o peixe inteiro, pra no máximo o peixeiro cortar em filés. Aí você aproveita e pede a cabeça e a pele pra fazer um misoshiru boladão. Talvez precise tirar alguns ossos que ficam da espinha, aí você usa a milenar técnica de pegar uma pinça e tirar.

DW
05-08-2009, 14:43
Deve ter sido isso então. Da outra vez eu comprei uma peça já fatiada, só que não tava congelada.

Valeu!

DW
13-04-2010, 11:40
Fiz e deu certo. A diferença em relação a vez que não deu certo, foi que da última vez eu comprei uma posta de salmão, já embalada, e dessa vez eu comprei o peixe inteiro. Tava muito mais fresco.

Estranho
13-04-2010, 12:57
Uma vez meu pai foi fazer sashimi, e comprou salmão congelado. Não é o ideal, mas foi uma vantagem pq foi muito mais fácil pra cortar em fatias finas, antes de ele descongelar completamente.

E ficou muito bom.

Anna Cwen
13-04-2010, 13:02
gente, cuidado se forem comer peixe cru sem ser congelado. Existem alguns 'vermes' (por falta de palavra melhor) que se instalam na carne do peixe e que só morrem de duas maneiras - cozinhando, ou congelando abaixo de sei lá quantos graus.

esse site parece ter informações confiáveis:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?604