Vizualizar Versão Completa : Correlação ente Idade cronológica, psicológica e maturidade
Todo mundo aqui já deve ter conhecido e convivido um bom tempo com gente de pouca idade que é bastante madura e gente mais velha que demonstra bastante imaturidade.
Sei que é comum também lidar com pais que nasceram na década de 50-60 e costumam ter pensamentos que hoje a gente acaba considerando imaturidade. Coisas com as quais a gente lida com facilidade, como sexualidade, mas nossos pais têm a maior dificuldade de comentar.
Outra coisa que é de domínio de todos é que as crianças parecem que cada vez mais "parecem adultos" cedo. Elas parecem até mais inteligentes que a nossa própria geração de quem hoje tem 17-25 anos em média. A tecnologia e o acesso à informação vieram somente para o bem, olhando por esse lado? É exagero pensar que a criança "perde a infância" e a inocência mais cedo que antigamente? Seja lá como for, isso é bom ou ruim?
O que acham bom e o que acham ruim em cada caso? Têm histórias, outras teorias e exemplos para dividir?
Acreditem se quiser, eu tive a idéia de criar esse tópico assistindo chaves e a musiquinha do "se você é jovem ainda, amanhã velho será, a menos que..." etc
Lukaz Drakon
25-07-2008, 0:56
Eu tinha um cara que jogava RPG comigo que é uns 6 anos mais novo que eu e tinha muito mais mentalidade que umas pessoas de 30 anos que eu conhecia.
Mas, por exemplo, eu comecei a pensar algo mais profundo. O que a gente reconhece como "maturidade" em uma pessoa, no final das contas?
Tem horas que eu acho que sou maduro mas na verdade tô sendo só racional demais ou frio demais. Tem horas que a pessoa perde um pouco o controle emocional e eu considero imaturidade, mas não tenho certeza se isso é justo.
Maturidade, no final das contas, tá ligada a controle emocional? Tô com essa dúvida FORTE. E dependendo da resposta eu afundaria alguns conceitos meus e mudaria meu ponto de vista pra muita coisa, especialmente envolvendo relacionamentos.
De certa forma dá pra fazer a pergunta: ser "fraco" emocionalmente é ser imaturo? Ser mais sensível é ser imaturo?
mentalidade != maturidade
a maturidade não está ligada ao controle emocional, mas sim ligada a capacidade de pensamento e reação baseado em experiencia pessoal ou por observação.
pode ser, que hoje um guri de 12 anos, com uma mentalidade mais amadurecida que normalmente se tem, e for bom em observar os erros dos outros e saber dosar a consequencia de cada ação, se saia melhor que os de 30 anos hoje, mas dificilmente em uma situação que cobre mais maturidade, o guri de 12 anos vai sair melhor que qualquer marmanjo de 30 anos.
Lukaz Drakon
26-07-2008, 12:31
Omy colocou uma coisa importante pra caceta. Só pra complementar o que ele disse, há casos em que o cara pode ser o maduro do mundo, mas ele pode errar por pura falta de vivencia.
Mas, por exemplo, eu comecei a pensar algo mais profundo. O que a gente reconhece como "maturidade" em uma pessoa, no final das contas?
Acaba sendo as reações que o ser humano tem quando algum problema acontece e a quantidade de conhecimento / experiência que ele acumula.
Tem horas que eu acho que sou maduro mas na verdade tô sendo só racional demais ou frio demais. Tem horas que a pessoa perde um pouco o controle emocional e eu considero imaturidade, mas não tenho certeza se isso é justo.
Depende muito de quando a pessoa perde o controle emcional. Tem coisa mais pesadas que ninguém consegue encarar sem ter um certo descontrole (a não ser que ela esteja morta por dentro).
Maturidade, no final das contas, tá ligada a controle emocional? Tô com essa dúvida FORTE. E dependendo da resposta eu afundaria alguns conceitos meus e mudaria meu ponto de vista pra muita coisa, especialmente envolvendo relacionamentos.
De certa forma dá pra fazer a pergunta: ser "fraco" emocionalmente é ser imaturo? Ser mais sensível é ser imaturo?
Está sim, mas não de forma direta. Você não pode dizer que uma pessoa com um pusta controle emcional é mais madura que outras. Isso (normalmente) é fruto do meio em que a pessoa viveu. Se ela passou por muitas coisas ruins ela fica meio "preparada" para esse tipo de coisa, mas não adiciona nenhum tipo de conhecimento ou experiência fora dessa área.
Mas tem gente que passa coisa BEM ruim na vida e parece não se abalar tanto e gente que já passou por muita coisa ruim e parece que cada vez sofre mais. Me fez pensar em duas coisas:
1 - Passar por vários problemas não é necessariamente experiência. Pode ser um grande acúmulo de sofrimento dependendo de como a pessoa encara. Aliás. eu acho que a maioria perde as forças e fica pior quando os problemas vão se acumulando, ao invés de granhar experiência e força.
2 - Algo me leva a crer que Q.I. e experiências acumuladas por meios indiretos como livros, filmes e discussões como essa preparam e muito a pessoa para situações pelas quais ela pode acabar passando. O que pode deixar ela mais preparada que muito marmanjo que já passou por coisa pior. Mais uma vez, não haveria uma experiência vivencial envolvida no "preparo" para os próximos problemas, mas sim uma experiência "teórica".
Maturidade envolve diversos aspectos e diversas visões que precisam ser debatidas.
Conceitualmente é algo variável dependendo da cultura em questão. Em algumas culturas primitivas o homem se tornava maduro quando adquiria tamanho e idade suficientes para ser um caçador e ajudar sua tribo.
Fazendo uma analogia com o que nós vivemos, a maturidade acontece quando a pessoa se dá conta que não vive sozinha e/ou à parte da sociedade e adquire essa espécie de "consciência social". Sua força de trabalho, sua capacidade cognitiva, passa a ser usada não apenas para seu próprio bem pessoal, mas pelo bem da sociedade como um todo.
Realmente seria algo muito bonito se funcionasse assim, o que não acontece, ou eu estaria chamando pelo menos 60% dos adultos que vivem no mundo de imaturos.
Pelo lado biológico, posso falar que atingimos a maturidade ao desenvolvermos por completo nosso corpo, o que inclui o desenvolvimento dos órgãos sexuais e a regulação hormonal e metabólica. Aqui esbarramos com um ponto interessante que foi mencionado anteriormente. As emoções são em parte controladas por hormônios (o que explica o descontrole característico que acontece com todas as mulheres uma vez ao mês), portanto pelo meu ponto de vista, o controle emocional indica maturidade sim.
Mas claro que não podemos ignorar o fato de que não somos animais irracionais, a racionalidade trouxe uma complexidade grande no que abrange o assunto citado no tópico. A tão falada idade mental envolve coisas como responsabilidade (que falta e muito para este que vos fala), vivência e experiência de vida, que já foi debatido anteriormente.
Mas tem gente que passa coisa BEM ruim na vida e parece não se abalar tanto e gente que já passou por muita coisa ruim e parece que cada vez sofre mais. Me fez pensar em duas coisas:
pessoas que sofrem na vida e não aprendem são amargas. pessoas que sofreram na vida e contornaram a situação em detrimento a felicidade, são mais completas como pessoas e aprendem muito mais com as lições da vida (que é um verdadeira puta)
1 - Passar por vários problemas não é necessariamente experiência. Pode ser um grande acúmulo de sofrimento dependendo de como a pessoa encara. Aliás. eu acho que a maioria perde as forças e fica pior quando os problemas vão se acumulando, ao invés de granhar experiência e força.
os problemas se acumulam por incapacidade de gerenciamento da(s) situação(ões).
não adianta também, causar caca e tentar aprender com aquilo, apenas para experiencia própria (a não ser que você seja o Dr. House).
2 - Algo me leva a crer que Q.I. e experiências acumuladas por meios indiretos como livros, filmes e discussões como essa preparam e muito a pessoa para situações pelas quais ela pode acabar passando. O que pode deixar ela mais preparada que muito marmanjo que já passou por coisa pior. Mais uma vez, não haveria uma experiência vivencial envolvida no "preparo" para os próximos problemas, mas sim uma experiência "teórica".
não tem nada haver com QI shazan. Savant e outros tipos de autistas podem ter o QI elevadissimo, porém não tem capacidade de gerenciar a idéia e vivem em seu universo único.
QI não diz quem é melhor, nem quem é pior. Capacidade de assimilação e adaptação ditam quem tem maior capacidade de sobrevivencia no meio.
não tem nada haver com QI shazan. Savant e outros tipos de autistas podem ter o QI elevadissimo, porém não tem capacidade de gerenciar a idéia e vivem em seu universo único.
QI não diz quem é melhor, nem quem é pior. Capacidade de assimilação e adaptação ditam quem tem maior capacidade de sobrevivencia no meio.
Não acha que é uma visão inocente?
A capacidade de reconher padrões com mais facilidade e criar uma solução lógica para problemas do cotidiano me parece uma forma madura (apesar de fria) de lidar com problemas de forma mais madura. É a questão que eu já citei... levantando e perguntando se "frieza" denota maturidade.
Exemplo: Indivíduo "x" não se abalou com o fim de um relacionamento pois entendeu profundamente que existe, e sempre existiu, uma grande quantidade de pessoas do seu sexo de interesse que estão solteiras, e já sabe como poderá e o que precisará fazer quando encontrar outra pessoa quando achar que está pronto.
Fiquei pensando se encarar situações como o fim de um relacionamento com excesso de sentimentalismo e emoção tem algo a ver com Q.I baixo.
Btw, os exemplos que você deu são extremos né, Omykron. Eu falo de gente com níveis "normais" de Q.I. "tradicional" (lógico-matemático).
Não acha que é uma visão inocente?visão simplista, para não entrarmos nas peculiaridades de cada um.
A capacidade de reconher padrões com mais facilidade e criar uma solução lógica para problemas do cotidiano me parece uma forma madura (apesar de fria) de lidar com problemas de forma mais madura. É a questão que eu já citei... levantando e perguntando se "frieza" denota maturidade.
frieza não denota maturidade. denota falta de sentimentos.
Exemplo: Indivíduo "x" não se abalou com o fim de um relacionamento pois entendeu profundamente que existe, e sempre existiu, uma grande quantidade de pessoas do seu sexo de interesse que estão solteiras, e já sabe como poderá e o que precisará fazer quando encontrar outra pessoa quando achar que está pronto.
isso não é ser frio. isso é virtualmente não ter gosto. Isso só se da no inicio de relacionamento que a coisa não pegou, você não se habituou a outra(s) pessoa(s).
se for só do ponto de vista eu-outro, fine, é até sensato, mas uma relação envolve muito mais. é o outro-você, eu-outro, eu-amigos-dela, ela-meus-amigos, você saber lidar com situações que vão constranger vocês dois e saber se virar. Não adianta ser um ancião na cabeça, se você não tem vivencia para saber sair com estilo dessas situações.
Fiquei pensando se encarar situações como o fim de um relacionamento com excesso de sentimentalismo e emoção tem algo a ver com Q.I baixo.
não tem. sentimentos são irracionais, principalmente o amor e o ódio. aceite. pessoas que não se apegam a outras são capazes de gerenciar o término de relacionamentos, outros demoram a se desapegar. Acabam sendo pequenos rituais que incorporamos no nosso dia-a-dia, e o cisalhamento desses rituais com a outra pessoa, aonde passamos a observar as nuancias do outro, e vermos como podemos no relacionar afetivamente que destroem o nosso emocional ao término do relacionamento. Analisar o próprio relacionamento atrelado com o seu QI o reduz em -100 automagicamente :dente:
Btw, os exemplos que você deu são extremos né, Omykron. Eu falo de gente com níveis "normais" de Q.I. "tradicional" (lógico-matemático).
extremos são melhores usados de forma melhor para exemplo que pessoas da massa, aonde se encontram semblantes que nos assemelham e simpatizamos.
Minha mãe diz que sou bem maduro pra minha idade. Me chama até de hominho.
Deixando as piadinhas sem graça de lado, isso é fato. Um monte de gente fala que sou um tanto maduro, vai ver é porque convivo só com pessoas velhas. Porque aqui em casa a diferença entre minha pessoa e meu irmão é bem grande, quanto aos primos eu sou o isolado, pois os que não são bem mais velhos são bem mais novos. E também, minha mãe nunca deixou eu ou meu irmão sair de perto deles, ou seja, carregava a gente pra rua pra se encontrar com os amigos deles.
Mas não me acho uma pessoa madura, que fala coisa fora do normal. Apenas um jovem que está por dentro do papo dos mais velhos, porque na maior parte do tempo sou completamente idiota e besta.
A maior parte do que disseram em relação ao contraste entre mentalidade e maturidade é acertado. Posso usar o meu caso pessoal como exemplo: desde pequeno que dizem que eu sou inteligente e perspicaz para a idade que tenho (embora isso se tenha vindo a tornar menos "estranho" à medida que os anos passam), e sempre consegui manter conversas bem elaboradas e argumentar com gente muito mais velha. Mas a falta de maturidade às vezes revelava-se em pequenas coisas. Ou era ingénuo demais, acreditando em coisas que hoje em dia veria que são absurdas à légua, ou tinha defeitos próprios da falta idade - por exemplo, todos atravessamos aquela fase ultra-egocentrista da adolescência, em que achamos que a nossa opinião é a mais válida e se o mundo fizesse como pensamos tudo era melhor. Essas coisas acabavam por atrapalhar. E tenho noção que mesmo hoje em dia tenho muito a aprender. Com certeza que daqui a dez anos verei as coisas de modo diferente; até ficarei preocupado se assim não for.
Isso porque é preciso ter uma mentalidade bem vincada (esperteza e força de vontade) para que essa as vivências resultem em amadurecimento, ganhando-se capacidade para saber lidar com os contratempos ao longo da vida e tornando a pessoa mais sábia. O pressuposto de que alguém com mais experiência tem condições para ser mais maduro mantém-se. A todos convém ter maturidade e inteligência de igual modo, são coisas relacionadas - um só deles serve de pouco, e por si só não leva ninguém muito longe.
E tudo isso também está um pouco sujeito à força mental da pessoa. Nem todos têm o mesmo nível de sensibilidade e facilidade em aceitar determinadas situações, e não quer dizer necessariamente que não entendam aquilo por que está passando, não saibam o que devem fazer para o ultrapassar, não tenham noção de que podiam lidar com isso melhor. Essa fragilidade pode dever-se à compleição mental natural, a uma experiência traumática, entre outras coisas. Enfim, estes assuntos não são tão lineares assim também.
pessoas que sofrem na vida e não aprendem são amargas. pessoas que sofreram na vida e contornaram a situação em detrimento a felicidade, são mais completas como pessoas e aprendem muito mais com as lições da vida (que é um verdadeira puta)
Exato.
Shazan, acho que você está dando uma importância excessiva ao QI (que é por si um conceito falho em muito aspetos). Principalmente a nível do plano emocional, que envolve uma série de componentes biológicas muito mais complexas (hormonas, genes, etc) para além das vivências pessoais. Eu próprio conheço gente muito inteligente, que sem dúvida pontuaria alto nesses testes de inteligência, e tem uma vida amorosa desastrosa e pontuada de depressões regulares.
Inteligência cumpre o seu papel, mas não é determinante. Você nunca conheceu uma daquelas velhas de província que não são nada brilhantes mas sempre parecem ter uma resposta certeira para tudo na vida?
Isso é um pensamento robótico. Enquanto ser humano, você pode ser um génio maduríssimo mas não conseguir deixar de se abalar quando leva com os pés de alguém a que estava muito ligado. Talvez esteja errado (sou novo e tal) mas não me parece que palavras como "lógica" se enquadrem num relacionamento amoroso. É algo que envolve processos biológicos que não compreendemos bem e aos quais estamos completamente submissos.
sem-nick-#01
07-08-2008, 17:47
eu acho sinceramente ridiculo pessoas jovens se comportando como pessoas mais velhas. E garanto, essas pessoas vao acabar tendo problemas mais tarde.. Tipo, a graça de ser jovem está justamente na imaturidade, aproveitar enquanto não existem grandes responsabilidades e com isso tudo, vivendo e prendendo no erro... Tudo tem seu tempo, tem o tempo de fazer cagada e não aprender porra nenhuma, fazer cagada e começar a se importar, fazer cagada e tentar evitar fazer mais cagadas, fazer cagada e nunca mais repetir as cagadas até que vc pare de fazer cagadas. Quem ainda tá na fase de "não aprender porra nenhuma", tem mais é que abusar disso mermo e foda-se. Se não fica defasada a maturidade e só a própia pessoa se acha madura, e provavelmente infeliz.
Um mlk que sabe discutir Dostoiévski mas não consegue chegar numa mulher decente é maduro? Um mlk que só tira nota alta pra caralho na escola mas qndo chega na hora de se expressar e usar o que aprendeu não consegue tem mais maturidade do que o que sabe se virar?
Maturidade é saber enxergar o mundo da maneira certa e saber reagir da manera certa quando necessarioo. Isso só se aprende com o tempo...e quem é jovem não devia se preocupar com essas coisas, devia relaxar que todo mundo uma hora (a hora certa) tem que encarar a realidade. Ser jovem, ter esse privilegio e jogar fora é falta de maturidade.
Maturidade é agir com sabedoria, ética. Do meu ponto de vista não tem nada a ver com Q.I.. Tem muita gente inteligente que não se importa com as outras pessoas e não pensa na consequência de suas ações, é egosita. Para mim isso é ser imaturo. Não pensar no outro é ignorar que vc precisa dele pra viver, que vivemos em sociedade e que os atos de uma pessoa influenciam na outra. Ignorar esse principio é não contribuir para uma convivência melhor, que trará conforto para todos, que trará liberdade, já que fazer tudo o que se quer não significa ser livre.
Então eu concordo com a maioria dos que falaram aqui que maturidade é pensar em suas atitudes, refletir sobre as suas experiências para não cometer os mesmos erros, que na maioria das vezes não passam de alguma forma de desrespeito ao outro.
Sendo assim, dificilmente uma pessoa fria é matura, porque a emotividade e a capacidade de fazer ligações são primordiais para maturidade, já que o respeito ao outro depende da capacidade em amar pelo menos o que ha de humano nele, ou se for um pessoa muito ruim (hehehe) seu potencial humano.
Também não relaciono maturidade com inteligência. Acho que maturidade vem mais da criação que a pessoa teve, não só da que vem dos pais, mas da sociedade em geral. Se você convive com pessoas mais velhas e que tenham uma linha de raciocínio mais elaborada do que as pessoas da tua idade, provavelmente você vai pegar isso delas e assim ficar mais "maduro" do que seria o normal. Ou mesmo não convivendo com pessoas assim mas reprovando a atitude das pessoas que convivem com você. Quantas vezes eu não gostava do rumo que meus familiares davam pras coisas e quando chega minha vez de fazer isso e ter que tomar a decisão eu não parei pra pensar e avaliar que outras maneiras eu podia fazer isso?
Ka Bral o Negro
20-08-2008, 19:40
Na última faculdade em que estudei, há um rapaz bastante letrado e munido de leituras mui complexas e filosóficas e "profundas" e enfim. Leu muito muito mais do que eu jamais li, posso crer. Pequeno crânio e tal.
Não consegue lidar com pessoas. Quase nenhuma. É irritante e irritável, desprovido de malícia ou esperteza, "cisca" de um grupo a outro, incapaz de lidar por muito tempo com qualquer um que lhe faça frente.
Sua relação com mulheres então é terrível. Trata-as mal, quando se vê encurralado, quando sua inexperiênca se faz dolorosamente óbvia. Não consegue se adaptar ao inesperado. Não enfrenta. Não se move. Não age.
Impassível e intratável, reveste-se de arrogâncias na patética tentativa de camuflar sua mediocridade.
Isso é imaturadade. Não importa quão ele esteja abastecido de leituras muitas. Ainda assim, desejo que ele consiga aproveitar todo seu potencial e possa criar obras interessantes.
vBulletin v3.8.1, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.