Vizualizar Versão Completa : Voto Obrigatório x Voto Facultativo
Bom, as eleições estão logo aí e, gostando ou não, todos nós (acima de 18 anos) somos obrigados a ir pra fila no domingo, dia 27 de outubro.
Muita gente, por falta de crença no atual quadro de políticos disponíveis, por desinteresse, preguiça, aversão ou outros motivos diversos, gostaria de não ter que se sujeitar à urna.
Na universidade onde estudo, em geral, as chapas que concorrem à gestão de DA’s e DCE’s são todas filiadas a algum partido. Isso faz dessas eleições verdadeiras “maquetes” das eleições municipais e estaduais. A votação é facultativa e isso torna a campanha extremamente agressiva. Mesmo assim, a quantidade de votos só reflete a falta de interesse (e/ou crença [meu caso]) por parte dos estudantes.
Vocês acreditam que o “poder optar” geraria votos mais conscientes (presumindo-se que ninguém votaria por “ter que votar”)? Se pudessem optar, votariam? Acham que o perfil da propaganda eleitoral mudaria diante do novo desafio, visto que, além dos políticos precisarem (simplesmente) convencer o eleitor de que suas promessas são válidas/boas/razoáveis, precisariam convencê-lo de que valem sua ida à urna?
Jahrhundert
13-09-2008, 20:30
As eleições deveriam ser vacultativas. Obrigação isso não é democracia. Devemos ir porque queremos e acreditamos não pq somos obriagados, e teremos q pagar multa.
Algun deputado federal podia apresentar esse projeto. Claro q isso será dificil mas.....
Pescaldo
13-09-2008, 23:09
Não sei se votos mais conscientes, porém a coisa provavelmente mudaria um pouco. Certos candidatos não ganhariam mais, eles também diminuiriam e coisas do tipo.
Deveria ser facultativo, partir do indivíduo. Votar tem um significado muito mais amplo do que simplesmente apertar um botão, quem não está interessado nisso, que não vote então.
Só não pode reclamar depois.
É. O voto deveria ser facultativo. Obrigar a votar faz com que milhares de pessoas nem pensem na eleição como uma forma de melhorar o país/estado/cidade. É só mais uma coisa chata para fazer. Coisas feitas sem vontade raramente funcionam.
Pode ser que os votos não seriam dados com mais consciência, como o Pescaldo disse, mas acredito também que haveriam mudanças.
Fala sério, brasileiro nem vai se vacinar porque é facultativo imagina votar.
Eu acredito que não funcionaria.
Breno C.
14-09-2008, 21:15
A meu ver, eleições obrigatórias são a maior hipocrisia desse país, porque como podemos nos considerar um país democrático (sim, isso não foi uma piado), quando nem mesmo podemos abrir mão de uma coisa que é nosso direito. Sim, pois até onde eu sei votar é um direito e não um dever, ou pelo menos era para ser um direito.
Bem... Qualquer coisa aqui no Brasil cheira a corrupção, então a eleição facultativa não seria diferente.
É uma situação complicada, pois se sai do fogo cai na frigideira. Ambos, ao meu ver, têm seus defeitos e qualidades. Por exemplo, um defeito do obrigatório é que já disseram: por conta de ser obrigação não é democrático, e quem vota acaba fazendo-o para com qualquer um. A qualidade é que é importante que a pessoa vote, afinal, está num país onde tem que tomar decisões. Vivem aqui, ninguém é neutro, essa é a idéia.
O defeito do voto facultativo está justamente na qualidade do obrigatório: vivemos aqui, temos decisões importantes a fazer. Se não vota, é como se não vivesse aqui, é como se não se importasse. Pelo menos eu vejo assim, fica estranho. Mas como fazer com que votem sem ser algo obrigatório? Talvez seja fácil falar, mas o meio que vejo para (apenas) reduzir os não-votantes é investir em propagandas e dizer que é importante por causa disso e daquilo, e que é como Pescaldo disse: não votou, não reclame. Já a qualidade é o defeito do obrigatório: o país democrático.
Minha opinião pende mais para o lado facultativo que obrigatório, apesar de continuar achando que não-votar é estranho por parecer que não estamos num país. Enfim.
Eu assino no que o Gonzo disse aí em cima. E nossa "democracia" é muito jovem ainda, será que agora é o momento de se tornar facultativa? Será que não seria melhor daqui alguns anos, com a coisa toda consolidada, aí sim tornar facultativo?
Eu assino no que o Gonzo disse aí em cima. E nossa "democracia" é muito jovem ainda, será que agora é o momento de se tornar facultativa? Será que não seria melhor daqui alguns anos, com a coisa toda consolidada, aí sim tornar facultativo?
Tomara. Depois de o país se ferrar mais um pouquinho com más escolhas, vai que a coisa melhore. Visão um tanto otimista. =B
Jahrhundert
15-09-2008, 13:00
É decha piorar um pouco mais. Decha os corruptos aproveitarem-se da "imaturidade democrática".
É decha piorar um pouco mais. Decha os corruptos aproveitarem-se da "imaturidade democrática".
Decha o português morrer.
Jahrhundert
15-09-2008, 13:03
Obrigado pela gentileza. xD!
Desculpe por ter postado seguidamente é q ouve um erro aqui.
Tomara. Depois de o país se ferrar mais um pouquinho com más escolhas, vai que a coisa melhore. Visão um tanto otimista. =B
O país se ferrou por conta de momentos em que não se podia escolher :bruxa:
O país se ferrou por conta de momentos em que não se podia escolher :bruxa:Na verdade, você tinha 3 escolhas: ficar quieto, saír do país, ou trabalhar na contrução do metrô a 7 palmos debaixo da terra.
Lukaz Drakon
16-09-2008, 18:12
Ditto.
Além do mais, seria muito mais fácil de comprar uma eleição. Eu sou contra. Precisamos reformar a coisa de cima pra baixo antes de colocar essa escolha para as pessoas.
Fingolfin
17-09-2008, 22:35
Aí torná-lo obrigatório faz com oq o voto funcione.
Acontece q quem não liga pra votar não tem q votar mesmo. É o jeito da pessoa dizer q ela não se importa pela pol[itica e isso faz parte do direito democrático do cidadão na minha opinião.
Sobre compra de votos e fraudes eu acho q é muito mais fácil comprar voto daquele cara q é obrigado a ir lá votar sem querer ou saber em quem votar. Qdo o voto deixa de ser obrigatório há muito menos alienação da massa votante. Muitos dos quais vc tenta comprar sequer irão se deslocar até uma zona eleitoral. Quem se importa vai. Se os q se importam são pouco obrigar só aumenta a massa de voto, não melhora em absolutamente nada a qualidade.
Lukaz Drakon
18-09-2008, 12:36
Sobre compra de votos e fraudes eu acho q é muito mais fácil comprar voto daquele cara q é obrigado a ir lá votar sem querer ou saber em quem votar. Qdo o voto deixa de ser obrigatório há muito menos alienação da massa votante. Muitos dos quais vc tenta comprar sequer irão se deslocar até uma zona eleitoral. Quem se importa vai. Se os q se importam são pouco obrigar só aumenta a massa de voto, não melhora em absolutamente nada a qualidade.
O que eu acho que facilitaria, não é na parte de "comprar votos" propriamente dita, mas sim na quantidade de votos que seriam necessários para se ganhar a eleição. Com os votos obrigatórios, é muito mais complicado alcançar uma porcentagem considerável para um prefeito, por exemplo. Fora que os partidos poderiam criar uma panelas ENORMES e pronto, tudo seria decidido entre eles.
Fingolfin
18-09-2008, 21:13
O que eu acho que facilitaria, não é na parte de "comprar votos" propriamente dita, mas sim na quantidade de votos que seriam necessários para se ganhar a eleição. Com os votos obrigatórios, é muito mais complicado alcançar uma porcentagem considerável para um prefeito, por exemplo. Fora que os partidos poderiam criar uma panelas ENORMES e pronto, tudo seria decidido entre eles.
Olha, ainda q o percentual de pessoas votando fosse de 40% do eleitorado ainda seria dificil de um grupinho ser suficiente pra eleger alguem.
Lukaz Drakon
19-09-2008, 11:11
Olha, ainda q o percentual de pessoas votando fosse de 40% do eleitorado ainda seria dificil de um grupinho ser suficiente pra eleger alguem.
Tem certeza? Tem muito vereador que entra com poucos votos.
Mas aí teria que ter uma reforma ampla, justamente pra evitar esse tipo de coisa. Lembram do Enéas que se elegeu deputado e levou um monte com ele do PRONA. Então. Não basta só dar voto facultativo.
Eu acho um saco votar.
[2]:tedio:
votar é um saco,e não tenho cabeça para politica
Fingolfin
21-09-2008, 20:03
Tem certeza? Tem muito vereador que entra com poucos votos.
Mas aí tem a ver com o voto do legislativo ser do partido e não do candidato. Logo um partido com muito voto elege vários, mesmo q q não sejam os mais votados
vBulletin v3.8.1, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.